Carburador

                                                                                    carbweb.jpg (2213 bytes)
Carburador
Depois da invenção do carburador, em 1887, os motores de combustão interna passaram a usar gasolina como combustível, em lugar do gás de carvão.
Componente dos motores de combustão interna, o carburador é um dispositivo destinado à produção da mistura ar-combustível que, ao ser comprimida pelo pistão, explode ao contato da centelha da vela.

É constituído de duas partes : uma cuba ou reservatório, onde o combustível se mantém em volume constante; e a câmara de carburação, onde se realiza a vaporização da mistura.
Da cuba, o combustível passa com pressão uniforme para a câmara de carburação, através do giglê (gicleur) de alta rotação, um orifício rigorosamente calibrado.

Simultaneamente, o ar é aspirado pela pressão criada ao movimentar-se o pistão.

É sempre necessário que a quantidade de combustível seja proporcional ao volume de ar admitido; o giglê dosa a quantidade de combustível, enquanto o pistão dosa o volume de ar.

Uma borboleta, ligada ao comando do acelerador, controla a quantidade da mistura.

Os carburadores possuem ainda um sistema de marcha lenta, que permite ao motor funcionar em regime de baixa rotação, quando a borboleta está quase fechada.

Recomende este site a um amigo(a).

voltar.gif (1536 bytes)

Revisado em 22 /08 /98